Projetos

Temas dos Seminários de Projeto

Os Seminários em Projetos abrangem cinco áreas fundamentais para a compreensão da dinâmica  da negociação e da mediação em Gestão de Projetos. A primeira área abrange a Teoria dos Sistemas Complexos aplicada à gestão de projetos considerada a base para a compreensão da dinâmica dos conflitos em um um projeto. A segunda área busca compreender a integração da gestão de projetos no framework da Governança, Ambiente e Social – ESG – da organização, em sua relação com estratégia da organização. A terceira e a quarta áreas exploram a emergência de conflitos diante da probabilidade do risco e a gestão do valor em projetos. A quinta área, por fim, trata dos métodos de resolução de disputas na gestão de projetos, enfatizando a compreensão da sua complexidade, o compartilhamento das responsabilidades pela sua gestão, e a importância da criação de um sistema de resolução de conflitos apropriados a cada caso. Conheça os conteúdos de cada módulo abaixo.

m

Teoria dos Sistemas

A Teoria dos Sistemas Complexos é um campo interdisciplinar que estuda sistemas cuja estrutura e dinâmica são análogas em diversos domínios, incluindo a ciência, a engenharia e as ciências sociais, dentre outros. No que se refere à gestão de projetos, a teoria dos sistemas complexos pode oferecer insights e auxiliar na formulação de estratégias valiosas para compreender e administrar os conflitos que emergem em projetos que envolvam numerosos componentes inter-relacionados, incertezas e interações dinâmicas. 

.

 

Riscos em Projetos

A gestão efetiva do risco é um aspecto crucial da negociação em projetos, e ajuda a identificar, avaliar e mitigar conflitos potenciais que ameacem o sucesso de um projeto. Os tipos mais comuns de riscos em projetos incluem: riscos técnicos, riscos de atrasos no cronograma, riscos associados aos custos, riscos associados ao escopo, além de riscos externos como mudanças na economia ou problemas regulatórios. A gestão efetiva dos riscos contribui para o sucesso do projeto por minimizar os impactos negativos das incertezas e pelo aumento da probabilidade de alcançar os objetivos do projeto dentro das condicionantes definidas. Uma identificação das responsabilidades pelas respostas em cada situação é fundamental para compreender a emergência e a solução de conflitos ao longo do ciclo de vida de um projeto.

 
 

Gestão do Valor em Projetos

A gestão do valor na gestão de projetos refere-se ao processo de identificação, maximização e entrega de valor aos stakeholders ao longo do ciclo de vida do projeto. Envolve a garantia de que os resultados do projeto estejam alinhados com os objetivos estratégicos da organização e atendam às necessidades e expectativas de vários stakeholders. A Gestão do Valor é uma abordagem sistemática que orienta a maximização do valor entregue por um projeto, ao mesmo tempo que minimiza os custos e o uso de recursos. 

 

 

Disputas em Projetos 

O conflito pode emergir em várias situações onde existam desentendimentos, diferentes perspectivas ou objetivos incompatíveis entre indivíduos ou grupos envolvidos em um projeto. Os conflitos podem emergir quando as partes têm diferentes pontos-de-vista sobre como, e à que custo os riscos deveriam ser alocados e mitigados, ou os resultados em termos de valor serem maximizados ou alocados. Para a manutenção de relações de trabalho entre todos os stakeholders e os acordos serem justos e efetivos, um adequado sistema de resolução de disputas deve ser implementado desde as primeiras fases do projeto. O sistema de resolução de disputas em projetos deverá estar alinhada com a ESG da organização, de modo que o impactos negativos sejam incorporados na gestão estratégica da organização

 
 

ESG e Projetos

ESG  – Governança, Ambiental e Social – é um framework que avalia e mensura o impacto das operações de uma organização em termos da sustentabilidade ambiental e social e dos padrões éticos integrados em sua governança. A integração governança de projetos, programas e portfólios no rada no framework da ESG da organização, e a resolução de disputas, é condição para alcançar resultados mais responsáveis e sustentáveis, alinhados com a estratégia da organização, mantendo sob controle da administração superior todas as decisões relativas à gestão do projeto que tenham impacto na estratégia da organização. Neste módulo o profissional conhecerá os procedimentos para a integração da governança de portfólios, programas e projetos no framework ESG de uma organização no sistema de resolução alternativa de disputas.

 

Seminários Online